Organizações lidando com a superpopulação.

Global, internacional:

United Nations Population Fund – O Fundo de População das Nações Unidas, UNFPA, é a agência da ONU lidando com saúde e direitos reprodutivos. Sua missão é criar um mundo onde cada gravidez é desejada, cada parto é seguro e o potencial de cada jovem é realizado.

Population Media Center – O Centro de Mídia Populacional é uma organização que compõe campanhas públicas para a mídia geral para ajudar a realização da estabilização populacional. Sua campanha Global Population Speaks Out (A População Global Fala) atrai atenção à crescente crise desencadeada pelo desenvolvimento extremado e uma população humana excessiva.

Population Reference Bureau – O Escritório de Referencia Populacional (PRB) é uma ONG privada nos EUA, disseminando a informação no mundo inteiro em relação à população, saúde e o meio ambiente. Especializa-se na tradução de pesquisas sobre população e demografia, tendências sociais e econômicas e em expandir a plataforma geral de pesquisas.

Population-Environment Research Network – A Rede de Pesquisa Populacional-Ambiental (PERN) procura avançar a pesquisa acadêmica sobre população e o meio ambiente promovendo o intercâmbio digital da comunidade científica de várias disciplinas. Conduzem seminários digital, compila publicações recentes numa base de dados e disponibilizam informações sobre encontros, bolsas de estudo, vagas de empregos e as pesquisas de seus membros.

Worldwatch – Através de pesquisa e engajamento para inspirar a ação, o Instituto Worldwatch trabalha em prol de acelerar a transição a um mundo mais sustentável que atende às necessidades humanas. Os objetivos prioritários são o acesso universal à energia limpa, ao alimento saudável, à expansão da oferta de desenvolvimento e trabalho ambientalmente justificáveis, à transformação de culturas consumistas em culturas sustentáveis e ao fim do crescimento populacional pela promoção da gravidez saudável e intencional.

World Population Balance – A missão da organização Equilíbrio Populacional Mundial (WPB) é alertar e educar pessoas ao fato que a superpopulação é uma das causas principais por trás da esgotamento de recursos, extinção de espécies e as mudanças climáticas. A organização luta em prol de uma população humana menor e sustentável através de uma redução dramática, porém voluntária, da taxa de natalidade.

Population Institute – O Instituto de População e uma organização sem fins lucrativos internacional que promove o acesso universal à educação e informação sobre planejamento familiar, além de seus serviços. Através do planejamento familiar voluntário, eles procuram atingir um mundo onde a população mundial está equilibrada com um ambiente saudável e base de recursos pleno mundial.

Population Council – O Conselho de População conduz pesquisas que lidam com assuntos cruciais de saúde e desenvolvimento, como o planejamento familiar voluntário, HIV e o empoderamento de meninas. Eles conduzem tais pesquisas em mais de 50 países.

Population Action International – Ação Populacional Internacional (PAI) é uma organização global que avança os direitos aos serviços médicos reprodutivos e contraceptivos de qualidade e com preços acessíveis para cada mulher em todo o mundo.

Partners in Population and Development – Parceiros no Desenvolvimento Populacional (PPD) é uma aliança intergovernamental de países em desenvolvimento comprometidos com a melhoria da qualidade de vida para pessoas através do ativismo contínuo, desenvolvimento de capacidades, networking, compartilhamento de conhecimento e a transferência de tecnologia nos campos da saúde reprodutiva, população e desenvolvimento – tudo dentro do molde da cooperação Sul-Sul.

International Planned Parenthood Federation – A Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF) é uma aliança de movimentos e organizações da sociedade civil de vários países, todos os quais são engajados no ativismo da saúde e direitos reprodutivos para todos, especialmente para as pessoas que os faltam.

Population and Sustainability Network – Essa aliança global colabora no ativismo de atividades e projetos. Ações relacionadas às demandas não atingidas para o planejamento familiar, assim como as conexões entre as dinâmicas populacionais e as mudanças climáticas, dinâmicas populacionais e o meio ambiente, e os padrões não sustentáveis de consumo atuais.

– Rutgers Fundo Mundial de População (Rutgers WPF) é um centro renomado de conhecimento sobre a saúde e o direito sexual/reprodutivo. Suas atividades são embasadas nos Países Baixos, na África e na Ásia. Seus objetivos são disseminar os diretos e acesso a serviços de saúde sexuais/reprodutivos no mundo inteiro. Rutgers WPF apoia organizações parceiras e seus profissionais em seus trabalhos para aumentar seu conhecimento de tais direitos e serviços.

 

DSW (Deutsche Stiftung Weltbevoelkerung) – A Fundação Alemã Para a População (DSW) é uma ONG baseada Hanôver. Seu foco é promover o desenvolvimento demográfico sustentável, empoderando mulheres em seus papeis na sociedade e reduzindo a disseminação de HIV/AIDS, além de promover a qualidade de vida de jovens em países em desenvolvimento.

Family Planning 2020 – Planejamento Familiar 2020 (FP2020) trabalha com governos, sociedades civis, organizações multilaterais, doadores, o setor privado e pesquisadores e a comunidade desenvolvimentista para possibilitar que 120 milhões e mulheres e jovens a mais usam contraceptivos até 2020.

Europa:

Population Matters – A População Importa é uma caridade constituída por uma aliança de membros que procura lidar com o tamanho populacional e a sustentabilidade ambiental. É uma organização ativista que luta para politicas que atinjam a estabilidade populacional no mundo inteiro.

The Ten Million Club Foundation – A Fundação de Dez Milhões de Clubes é uma organização holandesa que procura aumentar o conhecimento público sobre a necessidade de reduzir a população dos Países Baixos para criar uma sociedade verdadeiramente sustentável.

Rientrodolce – Retorno Doce é uma associação italiana que se preocupa com a superpopualção, o meio ambiente e a energia. Seu nome é inspirado no conceito de “retorno ameno” do político progressista Marco Pannella, que previa um retorno pouco a pouco a uma população mundial de 2 bilhões de humanos. A associação considere a superpopulação como a causa principal das crises humanitárias, ambientais e energéticas no planeta.

MinderMensen – Menos Pessoas é uma organização belga que procura um futuro sustentável e humanitário para todo mundo através do equilíbrio da população mundial com o meio-ambiente. A organização campanha na Bélgica para colocar a superpopulação na agenda política e social do país. Aumentar o reconhecimento dos fatos acarretará o apoio suficiente para possibilitar as mudanças.

América do Norte:

NumbersUSA – O grupo é uma coleção de argumentos anti-imigração, especificamente imigração aos EUA. O site lista várias razões pelas quais a imigração não é boa, inclusive por razões ambientais.

Center for Biological Diversity – O núcleo de População e Sustentabilidade do Centro de Diversidade Biológico (uma ONG estadunidense focado no inter-relacionamento do bem estar humano e ambiental) foca em soluções lógicas para um futuro sustentável, inclusive através do empoderamento de mulheres e meninas, acesso universal à educação e saúde reprodutivo, um sistema distributivo de comida saudável, energia limpa e o comprometimento societário para dar todas as espécies na Terra uma chance a viver e florescer.

Scientists and Environmentalists for Population Stabilization – A missão da organização Cientistas e Ambientalistas para a Estabilização da População (SEPS) é de melhorar a compreensão das comunidades científicas, ambientais e educacional estadunidense acerca da superpopulação e suas consequências sociais e econômicas para o país e o mundo.  Eles rogam para a estabilização populacional dos EUA através de meios humanitários e não-coercitivos.

Negative Population Growth – Crescimento Populacional Negativo é uma organização sem fins lucrativos que procura educar o público estadunidense e seus líderes político sobre os efeitos devastadores de superpopulacão sobre o meio ambiente, os recursos natural e a qualidade de vida em geral. Eles procuram reduzir a população dentro dos EUA.

Population Institute of Canada – O Instituto Populacional do Canadá (PIC) campanha para populações menores e mais ecologicamente sustentáveis através do acesso universal ao planejamento familiar voluntário. O instituto empodera mulheres, promove o desenvolvimento sustentável, aumenta a prosperidade e cria um planeta mais estável e saudável através do planejamento familiar.

Californians for Population Stabilization (CAPS) – Esta organização, Californianos Para a Estabilização da População (CAPS), trabalha para formular políticas e programas que visando a estabilização da população em Califórnia, nos EUA e no mundo inteiro, que preservará o meio ambiente e a qualidade de vida para todos.

Canadians for a Sustainable Society – Esta organização, Canadense por uma Sociedade Sustentável, é uma base de informações para um gama ampla de ativistas e pessoas investigando dinâmicas populacionais e padrões de consumo em vários níveis.

Blue Planet United – Esta organização, Planeta Azul Unido, promove o pensamento integral e ações para combater os desafios de sustentabilidade locais, regionais, nacionais e globais – inclusive os que tangem assuntos de crescimento populacional humano, padrões de consumo per capita e o usufruto e proteção de biomas nativas.

Population Connection – Conexão População é uma organização sem fins lucrativos que procura aumentar o conhecimento geral sobre os desafios populacionais, e roga pelo acesso melhor a serviços de planejamento familiar e saúde sexual/reprodutiva. Educação Populacional, um programa deles, é o único programa estadunidense com uma ênfase em construir e compartilhar material didático escolar e seminários de desenvolvimento profissional para pedagogas. Os materiais e treinamentos são focados em assuntos da população humana. Desde 1975, a organização desenvolveu um currículo apropriado para cada idade que desenvolva o conhecimento científico e social de estudantes acerca de tendências populacionais e seus impactos sobre recursos naturais, o meio ambiente e a qualidade de vida humana.

Austrália e Ásia:

Sustainable Population Australia – População Sustentável Austrália (SPA) é um grupo de ativismo que procura estabelecer uma população ecologicamente sustentável. Trabalha em várias frentes para estimular o debate público informado sobre como a Austrália e o mundo possam atingir uma população ecologicamente e economicamente sustentável.

Stop Population Growth Now – Pare Com o Crescimento Populacional Já e um partido político registrado no sul da Austrália. Seus objetivos miram reduzir o crescimento populacional no país ao zero o mais rápido possível, por reduzir a imigração (esperançosamente de uma maneira que não use a detenção indiscriminada em ilhas-prisões) e desencorajar famílias com mais de duas crianças, enquanto louvando famílias duas crianças ou menos.

Sustainable Australia –Austrália Sustentável é um partido político que procura assegurar um futuro economicamente, socialmente e ambientalmente sustentável para Austrália, principalmente (entre outros vieses) pela estabilização de sua população.

Shyam Institute – O Instituto Sri Shyam Sundar de Cooperação Pública e Desenvolvimento Comunitário é uma ONG na Índia que desenvolve pesquisas, treinamentos e engajamentos nos tópicos de população, saúde, desenvolvimento e outras áreas correlatas.

 

Traduzido por Renato Whitaker