Planejamento Familiar e o Meio Ambiente

Bongaarts (2016) – Slow down population growth
Bongaarts enfatiza que mulheres no mundo inteiro deverão ter acesso a serviços contraceptivos de qualidade. O crescimento populacional causa a degradação ambienta, estagnação econômica, mortandade maternal e agitação política. Este artigo fornece uma análise de o que poderá ser feito para reduzir o crescimento populacional, com um enfoque especial no planejamento familiar. O planejamento familiar é altamente relevante para países em desenvolvimento, e a fatia da ajuda externa financeira mundial investida em planejamento familiar deveria aumentar de 1% a 2%.

Engelman et al. (2016) -The Family Planning and Environmental Sustainability Assessment (Worldwatch Institute)
Esta enquete compila pesquisas publicadas de saúde e ambiente que visam a duas perguntas:
1) Há evidências que apoiam a constatação que a prática de planejamento familiar voluntário acarreta benefícios ao meio ambiente e ajuda a estabelecer um mundo mais ambientalmente sustentável que atende aos requisitos da humanidade? 2) Esse relacionamento interessa a pesquisadores ou outros – de ambos os gêneros – no mundo desenvolvido e subdesenvolvido?

Speidel et al. (2014) – By slowing population growth, family planning can help address food insecurity and climate change
Este artigo argumenta que diminuir o ritmo do crescimento populacional através de atender às demandas por planejamento familiar é a rota mais barata para solucionar a insegurança alimentícia e reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Devido a isso, os autores sugerem que o planejamento familiar pleno deve ser um dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

Engelman – Nine Population Strategies to Stop Short of 9 Billion, In: State of the World (2012), Moving toward sustainable prosperity 
Quais são as nove estratégias que poderiam colocar a população humana em um caminho para a sustentabilidade ecológica? Este capítulo elabora uma série de medidas e iniciativas que garantiriam um declínio na taxa de natalidade – baseada puramente no intuito de mulheres no mundo inteiro a terem famílias pequenas, ou a não conceberem filhos.

Grossman (2010) – Birds and Bees for Biologists
Este artigo reúne os argumentos de um obstetra-ginecologista, R. Grosmann, em prol do planejamento familiar voluntário, da educação sexual e de um estilo de vida mais simples para beneficias o mundo natural, especialmente sua biodiversidade.

Martine et al. (2013) – Urbanisation and fertility decline (2013)
A urbanização está contribuindo de uma maneira impactante para a redução da fertilidade, particularmente através de influências indiretas através de fatores, não especificamente a fertilidade. Dado o contínuo fenómeno de urbanização, conduzi-lo de uma maneira bem estruturada possa passar a ser um aliado formidável, não somente em melhorar a saúde reprodutiva, mas também e melhorar o bem-estar de milhões de pessoas.

Traduzido por Renato Whitaker

Explore the content and topics covered by TOP, search here

Recent blog posts
    Blog categories

    Gallery of infographics – Learn more about overpopulation and environment

    Read and comment on the TOP blog!

    Carl Wahren (1933-2024), In Memoriam

    By The Overpopulation Project