Durante os últimos dois séculos, a população humana sobre a terra dobrou, dobrou de novo e quase dobrou mais uma vez, aumentando desde 1 bilhão de pessoas até 7.8 bilhões de pessoas. Esse precipitoso aumento está na base de vários problemas ambientais no mundo, como o efeito estufa ou a extinção de múltiplas espécies. Com um abono generoso da Global Challenges Foundation, The Overpopulation Project (O Projeto Superpopulacional, TOP) estuda os impactos ambientais da superpopulação humana e explora políticas humanitárias que acabariam com o crescimento populacional no mundo inteiro.

População mundial, em bilhões. A população humana cresceu de 1 bilhão de pessoas em 1800 até 7.8 bilhões de pessoas no mundo inteiro. Continua crescendo por aproximadamente 83 milhões ao ano.

Nosso Propósito

A humanidade está sobrecarregando o planeta Terra: usando recursos demais, gerando lixo demais, poluindo a paisagem demais e deixando o mar demais vazio. Isso, porém, é o único lugar que temos. Nossos descendentes dependerão do ecossistema do planeta para o bem-estar e saúde, como nós. Dez milhões de outras espécies também precisam de habitats e recursos cruciais para existirem e prosperarem. Nós não possuímos o direito de extingui-los; temos, sim, a responsabilidade de criar sociedades sustentáveis que permitam que todas as formas de vida no mundo floresçam.

Pegada Ecológica Humana. Resumo da pegada ecológica dos humanos na Terra. Fonte: Population Matters

Limitar o número de seres humanos há de ser parte desse esforço. Ambientalistas, porém, raramente chamam atenção a isso, ou porque acham que o crescimento populacional não é um problema, ou porque acham que o problema vai se resolver. Ambas essas visões estão equivocadas. O tamanho excessivo de famílias resulta em dezenas de milhões de crianças indo para cama com fome todo dia em países em desenvolvimento, onde o rápido crescimento da população sobrecarrega estoques restritos de água, comida e espaço. Enquanto isso, o crescimento contínuo da população está por trás do desmatamento, da morte dos corais, da pavimentação de terra arável e pantanais. No mundo inteiro, a maioria das populações nacionais continuam a crescer, a as Nações Unidas prevê um aumento de até 3.5 bilhões de pessoas adicionais até 2100.

TOP estuda os impactos ambientais da superpopulação em um esforço para relembrar a ambientalistas, cientistas e servidores públicos da importância que deter o crescimento populacional teria em lidar com os problemas ambientais globais. Acreditando que a maioria do crescimento populacional desse século possa ser evitado com boas políticas públicas, nossos estudos também delineiam políticas humanísticas que acabam com o crescimento populacional mais cedo do que tarde.

A escolha é nossa. Acabar com o crescimento populacionais ajudará a criar sociedades estáveis e conservar biomas naturais

As opiniões compartilhadas por autores terceiros em nosso blog não necessariamente refletem as de The Overpopulation Project.

Traduzido por Renato Whitaker

Explore the content and topics covered by TOP, search here

Recent blog posts
    Blog categories

    Gallery of infographics – Learn more about overpopulation and environment

    Read and comment on the TOP blog!

    The Truth about Abortion

    By Richard Grossman MD