Artigos
Christian Berggren (2018) “Good Things on the Rise: The One-Sided Worldview of Hans Rosling”
Este artigo é uma crítica detalhada do livro Factfulness (escrito por Hans e Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund). Berggren mostra que o livro usa variáveis tendenciosas, evita uma análise de tendências negativas e não discute os desafios sérios relacionados ao crescimento populacional contínuo. Veja, também, uma versão sumária do artigo aqui!
Karin Kuhlemann, “A computer predicted the world will end in 2040. If we don’t change our ways it may happen” (2018)
De acordo com o modelo computacional World3, os limites do planeta serão excedidos dentro de algumas décadas de acordo com todos os cenários realistas. Precisamos agir prontamente se quisermos evitar a calamidade, mas, em vez disso, repudiamos todas os avisos. Tendências demográficas não são inevitáveis: pessoas podem mudar de ideia, inclusive de quantas crianças querem ter. Preferências de consumo também dependem das escolhas individuais.
Karin Kuhlemann, “We Can’t Tackle Overpopulation When The Time Comes – We Need To Talk About It Now” (2018)
Um excelente artigo resumindo os fatos e explicando porque precisamos falar sobre a superpopulação, e agira para a solucionar. Um esforço em conjunto pode mudar normas societárias e o acesso a contraceptivos pode desenlaçar grandes mudanças para futuras gerações. Enquanto isso, o tecno-otimismo e “cegueira ao apocalipse” não vai acabar em um “final feliz”.
Martha Campbell and Malcolm Potts, “Do Economists Have Frequent Sex?” (2012)
A teoria da transição demográfica é equivocada, ou até mesmo um paradigma perigosa? O artigo argumenta que não há evidências empíricas mostrando que todos os países e regiões vão inevitavelmente conformarem-se a uma média de duas crianças por casal, frisando também que as projeções demográficas das Nações Unidas são altamente otimistas. Em vez de estarem tranquilos com a inevitabilidade da transição demográfica, os autores sublinham a importância do planejamento familiar.
Joseph Chamie, “Is Population Growth a Ponzi Scheme?” (2010)
O ex-diretor da Divisão de População das Nações Unidas explica porque mais não seja necessariamente melhor em relação ao crescimento populacional. Demografia crescente é um esquema de pirâmide que procura adicionar a riqueza através do acréscimo de pessoas. O problema é que, como qualquer outro esquema de pirâmide, ela é insustentável e a bolha eventualmente furará. A economia vai piorar nesse ponto, com alto desemprego, rendas deprimidas e pessoas acarretando dívidas.
William Ryerson, “Population: The Multiplier of Everything Else” (2010)
O autor – o fundador e presidente de Population Media Centre – resuma porque o crescimento populacional é um problema, quais são as magnitudes desse problema, e quais são os mitos mais comuns em relação à superpopulação. Ele também providencia soluções para o assunto de uma maneira completa e compreensiva.
Leslie Scrivener, “Alan Weisman asks: Can we voluntarily reduce world population growth?” (2013)
Alan Weisman pergunta se podemos realmente reduzir a população mundial através do planejamento familiar. Ele responda afirmativamente, usando Irã como um estudo de caso.
Alon Tal, “Overpopulation Is Still the Problem” (2013)
Um artigo de Alon Tal, que argumenta que a superpopulação permanece o fator central por trás de fome, desertificação, a degradação da biodiversidade e outros males sociais no planeta inteiro.
A recente explosão demográfica no Egito, adicionando quase 11 milhões de pessoas em somente 7 anos, vai pesar no orçamento governamental e a economia por pelo menos uma geração. A falha em reduzir a taxa de natalidade vai acarretar mais escassez de água e comida com a degradação da terra agrícola. O governo egípcio agora identifica o planejamento familiar como uma das prioridades nacionais, ao lado do combate ao terrorismo, e essa nova política já está pagando dividendos.
Blogs e Podcasts:
Population Media Center weekly news – Notícias semanais do Population Media Centre. Um catálogo repleto de notícias, artigos, resenhas e pensamentos acerca de superpopulação.
Transition Earth’s blog – O blog de Transition Earth investiga a inter-relação entre o crescimento populacional, os direitos humanos, a equidade feminina, planejamento familiar, a pegada ecológica individual e a atividade econômica.
Population Growth Blog – O Blog de Crescimento Populacional é parte do projeto Transition-Earth que procura aumentar o conhecimento público acerca do crescimento populacional e econômico insustentáveis para o planeta.
Growthbusters – Um blog de Dave Gardner, que analisa o viés pro-crescimento dentro da sociedade estadunidense e considera alternativas práticas. Seu blog descontrói notícias na imprensa sobre o crescimento na tentativa de informar a jornalistas e estimular o debate acerca da presunção da correlação positiva entre o crescimento econômico e a prosperidade.
Robin Maynard’s blog – O blog de Robin Maynard trata sobre assuntos do crescimento populacional, o papel e valor da natureza na saúde e bem-estar humano, a segurança alimentícia e a agricultura sustentável. Maynard é o diretor da organização inglesa Population Matters.
Overpopulation podcast – O podcast Superpopulação são episódios de conversas e debates entre os membros do conselho executivo de World Population Balance. Incluir seu diretor Dave Gardner, funcionários da ONG e convidados especiais. O podcast procura aumentar o conhecimento geral sobre superpopulação e suas soluções.
The Big Chew – Um podcast escrito por Maria Stadtmueller, lidando com uma variedade de assuntos ambientais, os quais tratam a população como sendo um fator central para atingir a estabilidade ecológica. Altamente recomendado.
More People more problems? – “Mais pessoas, mais problemas?” é um episódio do podcast A1. Traz uma conversa interessante entre Joel Cohen (Professor de população na Universidade Rockefeller e a Universidade Columbia; autor de “Quantas Pessoas o Mundo Aguenta?”) e Robert Engleman (colega sênior no Worldwatch Insititute e Population Institute; autor de “Mais: Populacão, Natureza e o que Mulheres Querem”) e Kathleen Mogelgaard (consultora sobre assuntos de população e ambiente; professora adjunta na Universidade de Maryland; associada do World Resources Institute).
Population-matters – Um blog de um ativista populacional, de cuja vida profissional foi dedicada a ajudarem as pessoas terem controle sobre suas fertilidades.
The Population Press – A Imprensa Populacional é uma publicação de Blue Planet United (Planeta Azul Unida), uma ONG dedicada à educação e ativismo de raiz nos assuntos de população, meio ambiente e sustentabilidade.
The population Bomb, 50 years later: A Conversation with Paul Ehrlich – “A Bomba Populacional 50 anos depois: uma conversa com Paul Ehrlich” é um episódio do podcast Climate One. Em 1968, o livro best-seller “A Bomba Populacional” escrita por Paul e Anne Ehrlich prevenia sobre os perigos de superpopulação: fome em massa, conturbações societárias e a deterioração ambiental. A Terra pode continuar a prover para um número crescente de humanos?